skip to main |
skip to sidebar
80% DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NÃO SABEM LER E FAZER CONTAS
De acordo com dados do Sistema Permanente de Avaliação de Educação Básica do Ceará (Spaece) 2008, 80% dos estudantes do Ensino Médio que se submeteram à avaliação tiveram rendimento crítico ou muito crítico. Na avaliação de Matemática os números são alarmantes, uma vez que 85% dos estudantes não têm domínio sobre as quatro operações matemáticas e somente 2,5% atingiram o nível desejado. Em relação a Língua Portuguesa, 80% dos alunos de Ensino Médio das escolas públicas do Estado só lêem frases curtas na ordem direta e não sabem desenvolver textos simples. Apenas 2,8 % atingiram o nível desejado na avaliação. Para a secretária da Educação Básica, Izolda Cela, o baixo índice de eficiência dos estudantes, está relacionado com a falta de base escolar, ou seja os alunos chegam ao Ensino Médio com a aprendizagem defasada.
Ela associa o baixo desempenho da aprendizagem com a necessidade do jovem entrar no mercado de trabalho precocemente e o crescente número de adolescentes que se envolvem com droga e marginalidade. "Todos esses aspectos em conjunto terminam impactando na escola. Precisamos qualificar nossos professores, e expandir o número de escolas no Estado".Ainda segundo a secretária, 49 novas escolas de Ensino Médio estão sendo construídas no Ceará, principalmente nas zonas rurais, onde o problema da evasão é maior. "O índice de abandono no Estado é de 19%. Nas zonas rurais, temos o agravante do sistema de transporte ruim, por isso precisamos de mais escolas", destaca.Fonte:Camocimonline
Acredito que esses índices sejam um pouco melhores aqui em Camocim. O incentivo dário a leitura e a redação é fundamental para que os estudantes se interessem pela leitura. Quanto as contas, a velha e tradicional tabuada deve ser cobrada até que todos aprendem pelo menos as quatro operações. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirErrata: sobre o comentário acima, onde estiver escrito "dário" leia-se diário e onde está escrito "aprendem" leia-se aprendam. Ou seja: revisar o que se escreve antes de publicar é sempre bom.
ResponderExcluir